top of page

Saiba o que é Análise Comportamental Clínica

Foto do escritor: Inácio Lourenço Rebouças SantosInácio Lourenço Rebouças Santos


Representa a jornada complexa do comportamento humano e a busca por soluções através da análise comportamental.
Um labirinto para representar a jornada complexa do comportamento humano e a busca por soluções.

A Análise Comportamental Clínica é a aplicação dos princípios da filosofia behaviorismo radical e a ciência Análise experimental do comportamento no contexto terapêutico.

Têm suas raízes nas obras de B.F. Skinner, um dos mais influentes psicólogos do século XX. Seu livro "Ciência e Comportamento Humano" oferece uma base sólida para entender como o comportamento humano pode ser observado, estudado e, até certo ponto, previsto.

Ela visa tratar problemas psicológicos e transtornos mentais utilizando técnicas como a modificação de comportamento. Busca construir objetivos terapêuticos para autoconhecimento, tomada de consciência, mudança significativa na vida, diminuição do sofrimento e aumento de prazer, desenvolver autonomia e independência na resolução de seus problemas.

Na clínica, terapeutas utilizam esses princípios para ajudar pacientes a desenvolverem habilidades de enfrentamento, melhorarem a comunicação e aumentarem a qualidade de vida.

A análise comportamental clínica é especialmente eficaz em casos de transtornos de ansiedade, transtornos obsessivo compulsivos, Transtorno Depressivo, autismo, entre outros. Possui técnicas como, a ativação comportamental, a modelagem e a modelação de comportamento se destacam por sua aplicabilidade e resultados positivos em contextos clínicos, Elas são baseadas em princípios científicos sólidos e têm se mostrado eficazes na promoção de bem-estar e saúde mental. Uma dessas técnicas será exemplificada, a seguir.

A ativação comportamental (AC) é uma estratégia terapêutica focada em ajudar os pacientes a entender e modificar padrões de comportamento que contribuem para o sofrimento psicológico. É especialmente eficaz no tratamento da depressão, onde incentiva os pacientes a se engajarem em atividades gratificantes e a reduzirem comportamentos que mantém ou aumentam o sofrimento psicológico.

Também são abordagens derivadas da Análise do Comportamento a terapia de aceitação e compromisso (ACT) e a Terapia Comportamental Dialética (DBT). A ACT é focada em ajudar os indivíduos a mudarem comportamentos problemáticos em prol de uma vida mais plena e satisfatória, sendo eficaz no tratamento do luto e doenças crônicas. Já a DBT possui evidências científicas para o tratamento do Comportamento Suicida, Transtorno de personalidade Borderline, desregulação emocional e casos complexos.


Entre em contato para mais informações, estou à disposição para ajudar!

bottom of page